quarta-feira, 29 de julho de 2015

Coelho Com Diarréia ? Fique Atento Aos Perigos No Seu Orelhudo !


É comum em coelhos ? 
   Você sabe o que fazer ? 
Como tratar ?

Diarreia em coelhos é normal, mas tem que ficar esperto por que pode se agravar e levar o seu coelho até a morte.

Acompanhe os passos abaixo, para ver se você tem que se preocupar.

1° Passo: Verificar o tipo da diarreia
Existem dois grandes tipos de diarreia: a aguada e as fezes moles.
Se o seu coelho apresenta a primeira (aguada), o melhor é correr com ele para o veterinário, pois nestes casos a mortalidade nas primeiras 24h é altíssima, e tem de levar em consideração que o momento em que descobre o seu coelho dificilmente será a 0 hora
Se a diarreia constar "apenas" de fezes mais moles do que o costume, então pode ser algo passageiro nas primeiras 24h (se ultrapassar esse período é levar ao veterinário imediatamente).

2°Passo: Como agir - Como seu coelho está agindo.
Existem situações em que o coelho aparentemente está normal, e poderá eventualmente esperar no máximo 24h para ver a evolução. Mas noutros casos o comportamento do pequeno muda completamente. O coelho pode apresentar diversos sinais:
  • letargia (é a perda temporária e completa da sensibilidade e do movimento por causa fisiológica) 
  • não comer 
  • não beber 
Enquanto espera pela consulta do veterinário (às vezes não podem ser imediatas e pode ter de esperar algumas horas) existem várias coisas que pode fazer para tentar ajudar o seu coelho.De todos, o mais urgente é o facto de o coelho não beber.
 O coelho não pode, sob qualquer circunstância, ficar desidratado ou irá morrer. Por isso se não consegue beber sozinho, terá de ser o dono a tratar de o incentivar. 
Pode aproximar o bebedouro do seu coelho, molhar os dedos e deixá-lo lamber, colocar a água em uma seringa sem ponta...Ou também pode fazê-lo com um pouco de infusão de camomila ligeiramente açucarada (uma colher de chá por copo), uma vez que a camomila é indicada para estados de diarreia e o açúcar ajuda a repôr os níveis de glucose no sangue.
Outra coisa a fazer de imediato é cortar na ração e deixar o coelho apenas a feno. A ração é muitas vezes responsável por crises destas nos coelhos, especialmente quando dada em quantidades demasiado elevadas (por exemplo quando o coelho tem ração sempre à disposição). Se o seu coelho não come, tente incentivá-lo com feno (nunca tente incentivá-lo a comer ração, ou poderá piorar a situação).
Em casos de letargia tente estimulá-lo com aquilo que sabe que ele gosta. Mimos, o brinquedos preferido... O importante é tentar que ele volte a si.

3° Passo: Verificar o que causou a diarreia
Agora que o seu coelho voltou ao normal, terá de saber o que causou a diarreia para que não se volte a repetir. Seguem algumas das causas mais comuns:
intolerância alimentar (tem de identificar qual o alimento que provocou a diarreia, por isso quando introduz novos alimentos na dieta só pode introduzir um alimento de cada vez a cada duas semanas)
má alimentação (excesso de ração e falta de feno)
obesidade
parasitas intestinais
infecções bacterianas
O veterinário deverá fazer uma cultura para determinar se foi infecção ou parasitas.
Preocupe-se Pois A Diarréia Nos Coelhos Pode Levá-los À Òbito. Eis Aqui Uma Pirâmide Alimentar De Tudo O Que Um Coelho Pode Comer E A Porcentagem Total De Tudo Aquilo Que Ele Pode Se Alimentar Sem Exageros Para Que Não Adoeça !








Obrigado !!!

terça-feira, 14 de julho de 2015

O Que São Os Coelhos ?


Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus. Caracterizam-se pela cauda curta, as orelhas e patas compridas. Esses pequenos mamíferos encontram-se facilmente em muitas regiões do planeta. O termo é utilizado para referir as espécies de oito géneros, incluindo o coelho-de-amami(Pentalagus), os coelhos-americanos (Sylvilagus) e o coelho-pigmeu (Brachylagus). Alguns autores incluem o géneroCaprolagus no grupo dos coelhos (coelho-asiático), mas a maioria classifica-o como pertencente às lebres. A espécie mais comum é a Oryctolagus cuniculus, ou coelho-europeu. O homem introduziu o coelho-europeu na Austrália. No passado, esse foi um episódio que perturbou o meio ambientenaquele país. O homem levou o coelho-europeu para o continente australiano no século XIX
Trata-se de um animal coberto de pelo. As orelhas do coelho são compridas. O rabo do coelho é curto. Os coelhos não são andarilhos ou corredores como muitos animais quadrúpedes. Um coelho faz o movimento saltando com as pernas traseiras. O comprimento da patas traseiras é mais longo. A força das patas traseiras é maior do que a força das pernas dianteiras. O animal também é utilizador das pernas dianteiras durante o seu movimento. O coelho é utilizador das pernas dianteiras como as mãos são usadas pelos humanos para o salto de quatro. Quando um inimigo o persegue, o alcance da velocidade de coelho é de 55 km/h. A maioria dos menores de idade é dona de coelhos como animais de estimação. Nas lojas de animais são vendidos coelhos que passaram por domesticação. A criação de coelhos é destinada à venda de animais de estimação.
A distribuição geográfica dos coelhos existe na África, na Europa e em outras partes do mundo. Seu habitat são tocas que ficam nos campos. Ali os coelhos podem escolher o esconderijo dos filhotes. Os esconderijo dos filhotes é feito nos arbustos ou entre os capins altos. Em geral, o número de filhotes que nascem de uma fêmea são de quatro ou cinco. A fêmea pode parir três a quatro vezes anualmente.
Não é duvidoso ou controverso o fato de que a totalidade dos coelhos domésticos é formada por descendentes do coelho selvagem europeu (Lepus cuniculus). Basta compararmos e teremos uma visão de que eles não são apreciavelmente diferentes. Os coelhos e lebres não têm diferenças apreciáveis tanto nas suas formas, fisiologia ou hereditariedade. Todas essas diferenças apreciáveis não incluem o caráter calmo do doméstico e o arisco do selvagem. O fato que se conhece é que, se dermos liberdade aos coelhos domésticos nos campos, eles logo vão ser transformados em animais selvagens. Enquanto isso, se dermos prisão a certosfilhotes de coelhos selvagens, eles vão se tranquilizar e terão facilidade de domesticação. Porém, os coelhos têm possibilidade de conservação a um fato muito propenso de retornar à vida selvagem. Não existe outro animal, exceto, talvez, o cachorro, durante o fato do homem ter domesticado, que tanto se transformou como os coelhos.

Características


pelagem dos coelhos selvagens é grossa e macia nas cores marrom (castanho) ecinza. O coelho doméstico pode nascer com coloração preteadaacastanhada,acinzentadabranqueada, ou ter apresentação dessas cores que combinam entre si. O alcance do comprimento de um coelho selvagem adulto varia entre 20 e 35 cm e suapesagem na balança varia entre um e 2,5 kg. Os coelhos a serem criados podem ter muita grandeza de tamanho e cuja pesagem seja superior a 2,5 kg. As fêmeasgeralmente tem mais grandeza de tamanho do que os machos. A esperança de vida da maior parte dos coelhos é uma idade superior a quatro anos em estado selvagem. O motivo disso é que os coelhos selvagens são imensamente velozes para fugir dosinimigos. A maioria dos coelhos utilizados para criação, enquanto animais de estimação, têm como expectativa de vida uma idade que dura até dez anos.
Os olhos do coelho estão localizados nos lados direito e esquerdo da cabeça. Consequentemente, o animal pode ter a visão deobjetos que se situam na parte traseira dele ou de ambos os lados melhor do que se estiverem à sua frente. Os coelhos podem fazer o movimento das orelhas compridas de uma vez ou separadamente, para a captação de sons, mesmo fracos, que vêm de qualquer lugar direcionado. Os coelhos também são dependentes do aguçamento de seu olfato para dar advertência do perigo. A aparência do coelho é a movimentação ininterrupta do nariz.
Antigamente os biólogos classificavam os coelhos como roedores. Como os castorescamundongos e outros roedores, seus dentes têm boa adaptação para a roedura. Porém, em contrapartida dos roedores, seu par é de dentes menores no reverso dos dentes grandes dianteiros.
O comprimento da cauda do coelho é superior a 5 cm de comprimento e tem cobertura de pelo macio e fofo que lhe dá uma aparência de globo. A cor da pelagem abaixo da cauda da maior parte das espécies de coelho é mais clara do que acima. Os coelhos-de-rabo-de-algodão que vivem nos Estados Unidos e no Canadá se chamam com esse nome porque a cor dos pelos é branca ou cinza-clara logo abaixo da cauda.

Curiosidades


  1. Os coelhos não são roedores, são lagomorfosOs coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. 
  2. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.
  3. Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
  4. O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias. O coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida). 
  5. O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. 
  6. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga. 
  7. Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo, permitindo-lhe ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço. 
  8. Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que o predam. Decorrente de seu ciclamento, os coelhos tem normalmente 2 cios por mês; onde depois de um período de 11(onze) dias apta a reprodução, sem fecundação há dois dias de esterilidade, sendo este o único intervalo entre seus períodos reprodutivos.
  9. Na série de jogos eletrônicos Sonic the Hedgehog, a personagem Cream é uma coelha.
  10. Na série de desenho animado da internet Happy Tree Friends, o personagem principal Cuddles é um coelho.
Por: Rayne Silveira